Identificação do Veículo

Pontos a controlar:

– Documento único ou Livrete + título de registo
– Nº de Quadro
– Chapas de matrícula
Método: Visual

Sistema de travagem

Pontos a controlar:

– Estado mecânico de funcionamento – Estado, fixação, funcionamento e montagem dos sistemas de travagem.
Método: Visual e prático
Equipamento: Frenómetro

– Desempenho e eficiência dos travões – Desempenho e eficiência dos travões de serviço e travão de estacionamento. Desempenho do retardador ou travão de escape (só alguns veículos).
Método: Prático
Equipamento: Frenómetro ou Desacelerógrafo

Direção

Pontos a controlar:

– Alinhamento de direção – Desvio da direção (ripagem)
Método: Prático
Equipamento: Ripómetro

– Volante e coluna de direção – Desempenho e fixação dos componentes
Método: Visual

– Caixa de direção – Fixação, fugas de lubrificante e foles
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

– Barras de direção, tirantes e rótulas – Deformações, soldaduras, fissuras e/ou folgas.
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

– Direção assistida – Desempenho e fugas de fluído
Método: Visual

Visibilidade

Pontos a controlar:

– Visibilidade – Campo de visibilidade, funcionamento de pálas de sol
Método: Visual

– Vidros – Estado dos vidros e películas autorizadas ou não.
Método: Visual

– Espelhos ou dispositivos retrovisores – Estado, funcionamento e sistema de regulação.
Método: Visual

– Limpa vidros e lava vidros – Estado e funcionamento.
Método: Visual

Equipamento, Iluminação e componentes do sistema elétrico

Pontos a controlar:

– Luzes de estrada (máximos), Luzes de cruzamento (médios) e nevoeiro frente – Estado, funcionamento, fixação, alinhamento e intensidade das luzes.
Método: Visual e prático
Equipamento: Regloscópio

– Luzes de presença, de travagem, de matrícula, mudança de direção, avisadoras de perigo, de nevoeiro à retaguarda, marcha atrás, delimitadoras e sinalização lateral – Estado, funcionamento, montagem, cor e homologação.
Método: Visual

– Luzes do painel de instrumentos – Funcionamento das luzes indicadoras.
Método: Visual

– Refletores e placas refletoras – Estado e colocação.
Método: Visual

– Instalação elétrica – Fixação da bateria, estado e fixação da cablagem.
Método: Visual

Eixos, rodas, pneumáticos, suspensão e transmissão
Pontos a controlar:

– Eixos – Estado e fixação
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

– Molas, barras de torção, braços suspensão, braços esticadores, barras estabilizadoras, sistemas hidroelásticos, sistemas pneumáticos e rótulas de suspensão – Estado, fixação e montagem.
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

– Amortecedores – Eficiência e estado geral.
Método: Visual e prático
Equipamento: Banco de suspensões (veículos PB > 2800Kg)

– Rodas e pneus – Jantes, pneus e rolamentos das rodas – Estado, fixação, dimensões e homologações.
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

– Transmissão – Estado, fixação e fugas de lubrificante
Método: Visual e prático
Equipamento: Detetor de folgas

Quadro e acessórios do quadro

Pontos a controlar:

– Carroçaria, caixa e cabine – Estado, fixação, abertura e fecho de vidros, anteparas e bancos
Método: Visual
– Reservatório e canalizações de combustível – Estado, fixação e fugas
Método: Visual
– Dispositivo de engate para reboque – Estado, fixação e homologação.
Método: Visual
– Tubo de escape e silenciador – Estado, fixação e fugas.
Método: Visual

Equipamentos diversos
Pontos a controlar:

– Triângulo e calço de roda (quando obrigatório) – Estado e homologação
Método: Visual
– Colete refletor – Estado e homologação
Método: Visual
– Cintos de segurança – Estado, fixação e homologação
Método: Visual
– Extintor (veículos transporte público de passageiros) – Estado, fixação e validade
Método: Visual
– Dispositivo anti roubo – Homologação
Método: Visual
– Velocímetro e conta Km – Funcionamento
Método: Visual
– Avisador sonoro – Funcionamento
Método: Visual e auditivo
– Tacógrafo e limitador de velocidade (só para alguns veículos) – Instalação, selagem e validade.
Método: Visual

Emissão de poluentes
Pontos a controlar:

– Emissão de gases de escape (motores a gasolina) – Verificação dos valores de CO (monóxido de carbono) e o valor de lambda.
Método: Prático
Equipamento: Analisador de gases

– Emissão de gases de escape – Opacidade (motores a gasóleo) – Verificação da opacidade dos gases de escape.
Método: Prático
Equipamento: Opacímetro

– Emissão de poluentes – Fugas de lubrificante no motor, caixa de velocidades e diferenciais. Fugas de água no sistema de refrigeração.
Método: Visual

Itens suplementares nos veículos de transporte público

Pontos a controlar:

– Saídas de emergência – Sinalização, comandos de emergência e martelos para quebra de vidros.
Método: Visual

– Ventilação e aquecimento – Funcionamento.
Método: Visual

– Bancos – Estado, fixação e nº/lotação.
Método: Visual

– Iluminação interior – Estado e funcionamento.
Método: Visual

– Publicidade – Conformidade da publicidade instalada.
Método: Visual

– Limpeza – Estado geral.
Método: Visual

– Cortinas ou dispositivos equivalentes – Existência e funcionamento.
Método: Visual

– Sinalização acústica ou luminosa para paragem – Existência e funcionamento.
Método: Visual e auditivo

– Sinalização informativa interior – Existência e estado.
Método: Visual

Observação visual detalhada relativa à identificação

Pontos a controlar:

– Marca, modelo, nº de quadro, distância entre eixos, categoria, tipo, motor (nº; cilindrada; combustível),caixa (tipo; comp. Máximo), lotação, gravações e chapas, peso bruto (peso bruto e peso bruto rebocável), tara e pneus. – Comparação de dados do livrete ou certificado de matrícula e o veículo.
Método: Visual

Observação exterior detalhada
Pontos a controlar:

– Quadro e carroçaria – Verificação do quadro e carroçaria de acordo com o veículo aprovado.
Método: Visual

– Reparações – Verificação de soldaduras de elementos importantes para a segurança do quadro/cabine/carroçaria; Sistemas, componentes e unidades técnicas; Para-choques e elementos de absorção de energia; Proteção anti-corrosiva.
Método: Visual

– Travagem e direção – Verificação da conformidade do sistema e seus componentes com o sistema original.
Método: Visual

Verificação das características do Motor e transmissão

Pontos a controlar:

– Motor – Verificação das características do motor em relação às indicadas pelo fabricante.
Método: Prático
Equipamento: Banco de potência

Verificação dos sistemas de suspensão e direção

Pontos a controlar:

– Eixos, rodas, pneus e suspensão – Verificação das medições efetuadas aos ângulos da direção em relação às indicadas pelo fabricante.
Método: Prático
Equipamento: Equipamento para verificação da geometria do alinhamento e variação angular das rodas

Verificação tridimensional da estrutura

Pontos a controlar:

– Quadro – Verificação das medições efetuadas ao quadro em relação às indicadas pelo fabricante.
Método: Prático
Equipamento: Equipamento para verificação tridimensional de cotas

Verificação de emissões poluentes

Pontos a controlar:

– Valor de CO2 – Determinado através de um ciclo de ensaio.
Método: Prático
Equipamento: Analisador de gases de escape e banco de potência

Verificação da adaptação ao GPL

Pontos a controlar:

– Componentes do sistema GPL – Funcionamento, montagem do sistema e nota de cálculo.
Método: Visual

Verificação da adaptação ao transporte de crianças

Pontos a controlar:

– Cintos de segurança, portas e janelas, tacógrafo, extintor e caixa de primeiros socorros – Fixação, funcionamento e homologação dos cintos; Funcionamento de portas e janelas; Verificação do tacógrafo; Verificação do extintor, caixa de primeiros socorros e suas características
Método: Visual

Verificação de películas nos vidros

Pontos a controlar:

– Aplicação de películas nos vidros – Verificação da marca de homologação segundo a lista de películas emitida pelo IMT e correta aplicação das películas nos vidros.
Método: Visual