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Procedimentos

Pontos a controlar:

  • Documento único ou Livrete + título de registo
  • Nº de Quadro
  • Chapas de matrícula

      Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Estado mecânico de funcionamento – Estado, fixação, funcionamento e montagem dos sistemas de travagem.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Frenómetro
  • Desempenho e eficiência dos travões – Desempenho e eficiência dos travões de serviço e travão de estacionamento. Desempenho do retardador ou travão de escape (só alguns veículos).
    Método: Prático
    Equipamento: Frenómetro ou Desacelerógrafo

Pontos a controlar:

  • Alinhamento de direção – Desvio da direção (ripagem)
    Método: Prático
    Equipamento: Ripómetro
  • Volante e coluna de direção – Desempenho e fixação dos componentes
    Método: Visual
  • Caixa de direção – Fixação, fugas de lubrificante e foles
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas
  • Barras de direção, tirantes e rótulas – Deformações, soldaduras, fissuras e/ou folgas.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas
  • Direção assistida – Desempenho e fugas de fluído
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Visibilidade – Campo de visibilidade, funcionamento de pálas de sol
    Método: Visual
  • Vidros – Estado dos vidros e películas autorizadas ou não.
    Método: Visual
  • Espelhos ou dispositivos retrovisores – Estado, funcionamento e sistema de regulação.
    Método: Visual
  • Limpa vidros e lava vidros – Estado e funcionamento.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Luzes de estrada (máximos), Luzes de cruzamento (médios) e nevoeiro frente – Estado, funcionamento, fixação, alinhamento e intensidade das luzes.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Regloscópio
  • Luzes de presença, de travagem, de matrícula, mudança de direção, avisadoras de perigo, de nevoeiro à retaguarda, marcha atrás, delimitadoras e sinalização lateral – Estado, funcionamento, montagem, cor e homologação.
    Método: Visual
  • Luzes do painel de instrumentos – Funcionamento das luzes indicadoras.
    Método: Visual
  • Refletores e placas refletoras – Estado e colocação.
    Método: Visual
  • Instalação elétrica – Fixação da bateria, estado e fixação da cablagem.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Eixos – Estado e fixação
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas
  •  Molas, barras de torção, braços suspensão, braços esticadores, barras estabilizadoras, sistemas hidroelásticos, sistemas pneumáticos e rótulas de suspensão – Estado, fixação e montagem.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas
  • Amortecedores – Eficiência e estado geral.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Banco de suspensões (veículos PB > 2800Kg)
  • Rodas e pneus – Jantes, pneus e rolamentos das rodas – Estado, fixação, dimensões e homologações.
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas
  • Transmissão – Estado, fixação e fugas de lubrificante
    Método: Visual e prático
    Equipamento: Detetor de folgas

Pontos a controlar:

  • Carroçaria, caixa e cabine – Estado, fixação, abertura e fecho de vidros, anteparas e bancos
    Método: Visual
  • Reservatório e canalizações de combustível – Estado, fixação e fugas
    Método: Visual
  • Dispositivo de engate para reboque – Estado, fixação e homologação.
    Método: Visual
  • Tubo de escape e silenciador – Estado, fixação e fugas.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Triângulo e calço de roda (quando obrigatório) – Estado e homologação
    Método: Visual
  • Colete refletor – Estado e homologação
    Método: Visual
  • Cintos de segurança – Estado, fixação e homologação
    Método: Visual
  • Extintor (veículos transporte público de passageiros) – Estado, fixação e validade
    Método: Visual
  • Dispositivo anti roubo – Homologação
    Método: Visual
  • Velocímetro e conta Km – Funcionamento
    Método: Visual
  • Avisador sonoro – Funcionamento
    Método: Visual e auditivo
  • Tacógrafo e limitador de velocidade (só para alguns veículos) – Instalação, selagem e validade.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Emissão de gases de escape (motores a gasolina) – Verificação dos valores de CO (monóxido de carbono) e o valor de lambda.
    Método: Prático
    Equipamento: Analisador de gases
  • Emissão de gases de escape – Opacidade (motores a gasóleo) – Verificação da opacidade dos gases de escape.
    Método: Prático
    Equipamento: Opacímetro
  • Emissão de poluentes – Fugas de lubrificante no motor, caixa de velocidades e diferenciais. Fugas de água no sistema de refrigeração.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Saídas de emergência – Sinalização, comandos de emergência e martelos para quebra de vidros.
    Método: Visual
  • Ventilação e aquecimento – Funcionamento.
    Método: Visual
  • Bancos – Estado, fixação e nº/lotação.
    Método: Visual
  • Iluminação interior – Estado e funcionamento.
    Método: Visual
  • Publicidade – Conformidade da publicidade instalada.
    Método: Visual
  • Limpeza – Estado geral.
    Método: Visual
  • Cortinas ou dispositivos equivalentes – Existência e funcionamento.
    Método: Visual
  • Sinalização acústica ou luminosa para paragem – Existência e funcionamento.
    Método: Visual e auditivo
  • Sinalização informativa interior – Existência e estado.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Marca, modelo, nº de quadro, distância entre eixos, categoria, tipo, motor (nº; cilindrada; combustível),caixa (tipo; comp. máximo), lotação, gravações e chapas, peso bruto (peso bruto e peso bruto rebocável), tara e pneus. – Comparação de dados do livrete ou certificado de matrícula e o veículo.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Quadro e carroçaria – Verificação do quadro e carroçaria de acordo com o veículo aprovado.
    Método: Visual
  • Reparações – Verificação de soldaduras de elementos importantes para a segurança do quadro/cabine/carroçaria; Sistemas, componentes e unidades técnicas; Para-choques e elementos de absorção de energia; Proteção anti-corrosiva.
    Método: Visual
  • Travagem e direção – Verificação da conformidade do sistema e seus componentes com o sistema original.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Motor – Verificação das características do motor em relação às indicadas pelo fabricante.
    Método: Prático
    Equipamento: Banco de potência

Pontos a controlar:

  • Eixos, rodas, pneus e suspensão – Verificação das medições efetuadas aos ângulos da direção em relação às indicadas pelo fabricante.
    Método: Prático
    Equipamento: Equipamento para verificação da geometria do alinhamento e variação angular das rodas
 

Pontos a controlar:

  • Quadro – Verificação das medições efetuadas ao quadro em relação às indicadas pelo fabricante.
    Método: Prático
    Equipamento: Equipamento para verificação tridimensional de cotas

Pontos a controlar:

  • Valor de CO2 – Determinado através de um ciclo de ensaio.
    Método: Prático
    Equipamento: Analisador de gases de escape e banco de potência

Pontos a controlar:

  • Componentes do sistema GPL – Funcionamento, montagem do sistema e nota de cálculo.
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Cintos de segurança, portas e janelas, tacógrafo, extintor e caixa de primeiros socorros – Fixação, funcionamento e homologação dos cintos; Funcionamento de portas e janelas; Verificação do tacógrafo; Verificação do extintor, caixa de primeiros socorros e suas características
    Método: Visual

Pontos a controlar:

  • Aplicação de películas nos vidros – Verificação da marca de homologação segundo a lista de películas emitida pelo IMT e correta aplicação das películas nos vidros.
    Método: Visual

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